29 junho 2012

Caso de raiva humana, no
município de Rio Casca

No dia 19 de junho de 2012 a Diretoria de Vigilância Ambiental da Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, SES/MG, foi notificada através da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova da suspeita de um caso de raiva humana procedente da zona rural do município de Rio Casca/MG.

Trata-se de um homem, J.M.S., 32 anos, produtor rural, com relato de agressão por morcego e início dos sintomas em 10 de junho de 2012. A agressão ocorreu cerca de 49 dias antes, e o paciente não procurou atendimento na ocasião, o fazendo somente quando do aparecimento dos sintomas e em decorrência de um corte na mão, que levantou a suspeita inicial de tétano.

Com o agravamento dos sintomas, o paciente procurou novo atendimento no Hospital Arnaldo Gavazza, em Ponte Nova. Na ocasião a esposa relatou a agressão por morcego, sendo realizada nesse momento a notificação da suspeita de raiva humana em 19 de junho de 2012.
Nesse mesmo dia o paciente foi transferido para o Hospital Eduardo de Menezes em Belo Horizonte/MG, onde passou por tratamento na unidade de terapia intensiva. Na noite do dia 28 de junho de 2012 o paciente evoluiu para óbito.

Amostras do paciente foram encaminhadas pela FUNED/MG para o Instituto Pasteur/SP, que é o laboratório de referência nacional, e no dia 22 de junho de 2012, as amostras de líquor e saliva foram positivas para raiva, sendo identificada a variante compatível com isolados de vírus de morcego hematófago.

Medidas tomadas
A partir da notificação, em 19 de junho de 2012, a SRS Ponte Nova iniciou a investigação no município de Rio Casca, com visita ao local de exposição para levantamento de informações, busca ativa de contatos e repasse de orientações específicas aos profissionais de saúde.
Realizou-se bloqueio de foco com vacinação casa a casa de cães e gatos num raio de 12Km.

Também foi realizada a sorovacinação dos contatos íntimos e programação para a intensificação de capacitações dos profissionais de saúde sobre a indicação adequada dos esquemas de profilaxia e vigilância da doença.

Definiu-se também a antecipação da campanha de vacinação animal no município e estão sendo desenvolvidas ações educativas e de mobilização social. Somado a isso foi realizada a interlocução com a Secretaria de Agricultura que está atuando na região para identificação, manejo e controle de abrigos de morcegos hematófagos, além da orientação dos produtores rurais.

Desde o momento da notificação, a Diretoria de Vigilância Ambiental da SES/MG atuou na orientação da Regional de Saúde e município, e coordenou o processo de articulação dos órgãos envolvidos.

No período de 27 a 29 de junho de 2012 técnicos desta Diretoria encontram-se no município, realizando ações de mobilização social e educação em saúde, além de esclarecimento dos profissionais de saúde. Também estão sendo realizadas reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde, IMA e com produtores rurais.

A doença
A raiva é uma zoonose viral transmitida por mamíferos, com taxa de letalidade próxima a 100% e de alto custo na assistência às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. Em Minas Gerais, casos isolados da doença em humanos têm ocorrido de forma ocasional. Os dois últimos casos foram registrados no ano de 2005, no município de Grão Mogol, transmitido por morcego e, no ano de 2006, no município de Prados, transmitido por herbívoro.

Entre as principais medidas que tem mantido a baixa incidência da raiva humana no estado de Minas Gerais, está a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que tem controlado a doença transmitida por cães e gatos, através da aplicação anual de vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde. Para o ano de 2012 está prevista a vacinação de 2.343.716 animais.

No entanto, considerando que a raiva pode ser transmitada por outros mamíferos, como morcegos e herbívoros, é fundamental a intensa vigilância, controle e profilaxia desencadeadas por instituições dos governos municipal, estadual e federal. No âmbito da saúde, as atividades são desenvolvidas através do Programa de Profilaxia e Controle da Raiva.

Somado a isso, a participação da população é fundamental, através da adesão às campanhas de vacinação antirrábica animal e à procura de atendimento médico em caso de acidente/agressão. O tratamento profilático está disponível nas unidades de saúde de todo o Estado, e é realizado após a avaliação médica, sendo o esquema preconizado de acordo com a gravidade da agressão.

No período de 2007 a 2011, foram realizados cerca de 280.646 mil tratamentos em todo estado de Minas Gerais, o que colaborou na ausência de registro de casos de raiva humana durante todo esse período.

A ocorrência de casos isolados de raiva humana, como o registrado no município de Rio Casca, mostra que ainda há o risco do aparecimento de novos casos no estado de Minas Gerais e que somente através das ações desenvolvidas em conjunto pelo poder público e pela população será possível a proteção efetiva da saúde, no que se refere a essa relevante e grave doença.

Casos confirmados de raiva humana, no estado de Minas Gerais
Ano Casos
2003 1
2004 1
2005 1
2006 1
2007 0
2008 0
2009 0
2010 0
2011 0
2012 1
Total 5
Fonte: DVA/SVEAST/SES/MG
TSE decide que 'contas-sujas'
poderão ser candidatos

Com o voto decisivo do ministro Dias Toffolli, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem por 4 x 3 que quem tem contas eleitorais sujas poderá ser candidato nas eleições municipais deste ano. De acordo com estimativa do TSE, cerca de 21 mil políticos integram o cadastro da Justiça Eleitoral de contas rejeitadas.

O veto aos chamados contas sujas estava previsto em instrução baixada pelo próprio tribunal em março passado. A norma impedia de concorrer ao pleito os candidatos que não conseguiram ter aprovadas, pela Justiça eleitoral, as prestações de contas de campanhas anteriores. O pedido de reconsideração da instrução foi feito pelo PT, com o aval posterior de outros 17 partidos.

A votação, que começou na última terça-feira, estava empatada em 3 X 3 e foi suspensa com pedido de vista do ministro Dias Toffoli, que, além de integrar o TSE, é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quinta-feira, 28, ele deu o voto decisivo, ficando vencidos os ministros Nancy Andrighi, relatora do processo, Carmen Lúcia Rocha e Marco Aurélio Mello, estes dois últimos também do STF.

Toffoli seguiu a tese dos ministros Henrique Neves, Gilson Dipp e Arnaldo Versiani, para os quais, basta ao candidato a apresentação das contas para obtenção da quitação eleitoral. Dipp explicou que as consequências da rejeição das contas estão previstas na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições). O artigo 30-A da norma estabelece que cabe ao Ministério Público verificar se é ou não caso de gasto ilícito e apresentar denúncia perante a Justiça Eleitoral.

"Todas essas questões serão examinadas pelo Ministério Público. Se houver um grave ilícito na prestação de contas, o Ministério Público ajuizará a ação e essa sim é capaz de chegar à inelegibilidade do candidato", disse o ministro.
A mensagem que você tentou imprimir está protegida com o Gerenciamento de Direitos de Informação. O remetente não lhe concedeu os direitos necessários para imprimir a mensagem.

Em março, o TSE mudou uma interpretação que estabelecia como condição para o registro de candidaturas apenas a apresentação das contas, e não a necessidade de que tenham sido aprovadas. Após as eleições, todos os candidatos têm de prestar contas sobre gastos e arrecadações da campanha.
"Quem não tiver quitação eleitoral (conta aprovada), não terá o registro (da candidatura)", resumiu na ocasião o então presidente da Corte, Ricardo Lewandowski.

A restrição derrubada ontem após o recuo do TSE se somaria à da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados e de políticos que renunciam para evitar processos de cassação, chancelada em fevereiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os partidos alegaram que a decisão anterior da Corte ignorava o prazo da anualidade, pela qual a legislação eleitoral deve ser adotada pelo menos um ano antes do pleito.

Na representação ao TSE, o PT afirmou que a lei em vigor, de 2009, entende como quitação eleitoral a apresentação das contas, "afastando, pois, de modo definitivo, a exigência de julgamento do mérito". "Estar quite é apresentar a prestação de contas", insistiu o partido, que ontem, junto com as demais legendas, viu a tese ser vitoriosa com o recuo dos ministros do TSE.
(msn.estadão)

28 junho 2012

Executivo divulga remuneração de
servidores no Portal da Transparência  

Ministros ganham mais que Dilma e superam teto

O Poder Executivo divulgou nesta quarta-feira as remunerações dos servidores públicos federais civis ativos. A publicação dos valores cumpre determinação da Lei de Acesso à Informação Pública. As informações podem ser acessadas no Portal da Transparência do governo federal.

O prazo final para a primeira divulgação das remunerações referentes aos servidores públicos federais é 30 de junho. Todos os órgãos e entidades deverão colocar em seus sítios na internet mecanismo de redirecionamento para a área do portal onde as informações estiverem publicadas. As atualizações serão enviadas à Controladoria Geral da União (CGU) até o 10º dia útil de cada mês e publicadas na internet até o último dia.

As informações já disponibilizadas têm como referência o mês de maio passado e foram retiradas do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) do Ministério do Planejamento. As verbas indenizatórias (auxílios, adicionais e indenizações) só serão divulgadas a partir de 31 de agosto. Não estão disponíveis dados sobre servidores aposentados, pensionistas ou instituidores de pensão, nem sobre servidores dos outros poderes da União.

O Supremo Tribunal Federal também anunciou que vai divulgar os salários e vantagens recebidos pelos ministros e os servidores da Corte.

Ministros ganham mais que Dilma e superam teto
A divulgação dos salários do Executivo mostrou a presidente Dilma Rousseff atrás no ranking dos maiores contracheques da Esplanada. Os mais altos são os dos ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e da Fazenda, Guido Mantega, que receberam R$ 43.202,58 graças a jetons pagos pela participação em conselhos da Petrobras (R$ 8.232,74) e da Petrobras Distribuidora (R$ 8.246,71). Com as deduções de Previdência e Imposto de Renda (IR), o salário líquido de cada um foi de R$ 36.297,94.

Os valores excedem o teto do funcionalismo, de R$ 26.723,13, valor recebido pela presidente Dilma conforme seu último contracheque. Com os descontos, ela obteve R$ 19.818,49. Outros nove ministros ganharam mais que a presidente, a exemplo de Tereza Campello (Desenvolvimento Social), que auferiu R$ 24.571 39 líquidos, graças a jetom da Petrobras Biocombustível de R$ 4.752,90; e Wagner Bittencourt (Aviação Civil), que ganhou R$ 24.054,49 com os R$ 4.145,49 referentes à participação em reuniões de conselho da Eletrobras. Os jetons têm sido usados com frequência como instrumentos para turbinar os salários do primeiro escalão do governo.

A divulgação dos salários atende à Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor no mês passado e determina a abertura dos dados. As remunerações, apresentadas no Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br), se referem à folha de pagamentos de maio. Os governo federal divulgou na internet os salários da presidente, seus ministros e mais de 40 mil servidores públicos federais.

Os valores recebidos por pelo menos dez ministros não estão disponíveis. Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), responsável pelo sistema, eles recebem pelos órgãos de origem, aos quais cabe informar os valores. A maioria se licenciou do Senado para assumir vaga na Esplanada, como Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Edison Lobão (Minas e Energia).
(Agência Brasil)

27 junho 2012

Ministros tentam barrar na Câmara redução de jornada de trabalho de enfermeiros
O governo federal escalou os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para tentar convencer a base a não votar um projeto que reduz de 42 para 30 horas semanais a jornada de trabalho de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. A proposta foi incluída na pauta da Câmara pelo presidente Marco Maia (PT-RS) após acordo com os líderes. A orientação do governo é para líderes aliados obstruírem a votação retirando quórum do plenário.

A ministra Ideli afirmou que o governo é contra a proposta pelo impacto nas contas públicas em tempos de crise econômica internacional. "A posição é muito clara de não votar matéria que tenha grande impacto por conta da crise, que tudo leva a crer que será longa", disse, ao deixar a reunião com os líderes. "O problema desse projeto é que tem impacto nas contas federais, dos municípios, dos Estados, da iniciativa privada e das entidades filantrópicas", completou.

Coordenador da bancada da Saúde na Câmara, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) divulgou um estudo que prevê um impacto de R$ 7,2 bilhões ao ano com a aprovação do projeto porque seria necessário contratar mais 30% de profissionais para manter o mesmo serviço prestado atualmente. O cálculo inclui gastos do setor privado. De acordo com ele, o maior impacto seria sobre as prefeituras e as Santas Casas. "O projeto é justo, mas o impacto é muito grande e abala o SUS", resumiu.
(Estaminas)
Inaugurado o Centro
Comunitário Vila Barbosa
Com recursos provenientes do Programa Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários lançado pelo Governo Federal, a administração do município de Raul Soares, inaugurou ontem (26jun), o Centro Comunitário Valmir de Abreu e Silva, localizado na Vila Barbosa.  

Essa unidade de assistência social atenderá famílias amparadas por programas assistenciais do governo entre outras ações que buscam melhor qualidade de vida aos seus assistidos, especialmente os moradores daquela localidade.


E recebeu o nome do saudoso Walmir de Abreu Silva, conhecido Sô Miro, falecido em 24 de agosto de 2011. Aliás, deve-se ressaltar que o nome dado ao centro foi uma forma justa de homenagear um cidadão ilustre que (em vida) se pautou pelo respeito e participação nas iniciativas públicas.  





A inauguração oficial foi procedida pela secretária municipal de assistência social, Janinha Barboza que contou com a participação da pedagoga Maria do Carmo de Castro e comunidade local.  
Médico mostra técnica aprimorada
de tratamento do vitiligo

O aprimoramento da técnica foi apresentado por Parsad durante o 14º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, promovido nesta semana pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), que reuniu cerca de 2.500 médicos do Brasil e convidados estrangeiros. O encontro terminou neste sábado (23). O objetivo é divulgar os avanços de técnicas de tratamento e tornar os profissionais mais atualizados para cuidar dos pacientes, sobretudos aqueles que não respondem às técnicas clássicas.

“No procedimento tradicional, além do uso de pomadas e remédios, são retiradas partes da pele de área saudável do corpo e transplantadas para a área atingida pela doença. Entretanto, a técnica é agressiva, pode deixar cicatrizes e não garante bons resultados. Com o aprimoramento do transplante dos melanócitos, a área atingida fica com uma coloração mais uniforme e harmônica, depois de quatro a seis semanas. Sem contar que o procedimento é muito menos agressivo do que o tradicional”, esclareceu.

O vitiligo é uma doença autoimune causada pela formação de anticorpos que matam os melanócitos (células que dão pigmentação à pele), gerando manchas brancas. O dermatologista indiano aperfeiçoou o método de extração de melanócitos de áreas saudáveis do corpo para serem transplantadas em áreas atingidas pela doença. Durante o procedimento, é retirado um pequeno e fino fragmento de pele de uma área saudável do corpo do paciente. Depois disso, são extraídas as células de pigmentação desse fragmento. A área atingida pelo vitiligo é raspada e os melanócitos são colocados sob a pele afetada.

“O vitiligo é uma doença genética, que pode ser precitada por fatores ambientais como o estresse. Geralmente, aqueles que sofrem com a doença tendem a ser mais ansiosos, o que pode agravar o quadro. É uma enfermidade que compromete a qualidade de vida da pessoa, porque causa certo desequilíbrio psicológico. O paciente passa a se limitar, a restringir a própria vida, evitando ir a certos lugares onde será mais exposto. Em alguns casos, para de trabalhar e deixa até de sair de casa”, contou.

No campo estético, uma técnica divulgada no congresso foi o transplante capilar e de sobrancelhas. O procedimento retira folículos capilares de uma área normal, geralmente um pequeno pedaço do couro cabeludo da área abaixo da nuca, e transplanta para a região sem cabelo.

Segundo o especialista em transplante capilar (tratamento clínico e cirúrgico das alopécias) Francisco Le Voci, esse procedimento é indicado para pacientes calvos, que sofreram queimaduras, doenças ou acidentes que impedem que o cabelo volte a crescer na área afetada. “A técnica de transplante de sobrancelha ajuda as pessoas que se sentem incomodadas por terem perdido a expressividade a voltar a ter expressões faciais, uma das funções dos pelos dessa região”, explicou.

Uma variante dessa técnica é a extração de unidade folicular, em que a equipe médica extrai as raízes, uma a uma, com um aparelho, para serem implantadas no paciente. Entretanto, a técnica não pode ser utilizada em todos os casos. “É mais demorada e oferece quantidade menor de pelos, então ela só pode ser usada em algumas situações, e para o transplante”, acrescentou Le Voci.
(Agência Brasil)

24 junho 2012

Rosário é o Campeão de
Futebol de Abre Campo

Realizou-se na tarde deste domingo (24jun), no Estádio Pedro Vitor (campo do Nacional) a final do tradicional e muito concorrido Campeonato Municipal de Futebol da cidade de Abre Campo.

Essa competição é tradicional e se constitui como a melhor competição futebolística da região em termos de organização, qualidade e participação direta do poder público e a sociedade abre-campense.

A organização é da Prefeitura Municipal, através da secretaria de esportes, com apoio da Câmara de Vereadores.
Um grande público esteve presente para prestigiar e torcer pela equipe de preferência... muito som, muito barulho e comportamento Nota Dez.

A comissão organizadora composta pelos colaboradores ‘de peso’, secretário Pedro Pereira, Sô Dário, Denílson Amorim, José Romildo, Paulo Amorim, José Geraldo, Toninho Duarte, Toninho Moreira, Evaldo Vitor, Márcio Espanador de Lua (massagista), Sebastião Fernandes ‘Dem’ (locutor), Cezar (som), Nonato Gonçalves ‘Cafezim’ (repórter de campo), Juninho Casagrande (comentarista) e Alan Quintão (noticiarista).  

A primeira partida reuniu as equipes da Cachoeira que conquistou o terceiro lugar vencendo a equipe do União Recanto pelo placar de 5 a 1.

A segunda partida reuniu as equipes do Boa Vista que venceu a equipe do Rosário pelo placar de 2 a 1.
Mas, o Rosário é que foi o campeão por ter ganhado a primeira partida pelo placar de 4x1.
Um jogo muito bom, jogadas ensaiadas que levaram perigo às metas e dando muito trabalho aos goleiros.

A arbitragem de primeira qualidade ficou a cargo de Liliane Lopes, José Roberto e Célio Rodrigues. 


23 junho 2012

Bom Jesus do Galho
Polícia Militar e Cras lançam “Projeto
Educação e a Cidadania em Construção”

A questão da educação para a cidadania tem sido uma preocupação dos pedagogos, dos sistemas educativos e da sociedade de forma geral. E hoje em dia, tal designação vem ganhando destaque em face ao envolvimento, cada vez maior, de jovens e adolescentes com a criminalidade.

Como forma de contribuir para a redução desse quadro e como forma de educação popular a Polícia Militar de Bom Jesus do Galho e o Centro de Referência de Assistência Social/Cras, idealizada através do comandante do 4º Pelotão PM, Ten Flávio Batista, da Psicóloga do Cras Carolina Correa e a Coordenadora do Cras Sirley Margarete, se uniram e desenvolveram esse projeto para mobilização e organização de uma cultura cidadã para construção de sujeitos críticos e capazes de interferir e transformar positivamente o meio em que vivem.

O projeto visa atender professores, alunos e pais de alunos, através de palestras expositivas, vídeos e distribuição de panfletos. As escolas visitadas serão da rede de ensino público municipal e estadual do perímetro urbano de Bom Jesus do Galho. 

O encerramento das atividades se dará no dia 3 de julho e terá uma cerimônia de encerramento para premiar os primeiros colocados de um concurso de redação cujo assunto será o tema do projeto.
  
De acordo com o Tenente Flávio Batista o objetivo do projeto é valorizar a escola nos seus aspectos ético, moral e social e buscar uma mudança de atitude comportamental e cultural por parte dos alunos.
Raul Soares estreia na
Etapa Regional do Jemg 2012

Raul Soares estreia dia 26 de junho na Etapa Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais/Jegm 2012, na cidade de Cataguases, com a Escola Estadual Benedito Valadares na modalidade de Voleibol Masculino ‘1’, às 9h contra a o Colégio Objetivo da cidade de Ubá.

Já as 9h20  é a vez da Escola Estadual Regina Paccis fazer sua estreia no Futsal Feminino módulo ‘2’ jogando contra o Ifet da cidade de Rio Pomba.
(Fonte: raulefisoares)

22 junho 2012

Informativo da Polícia Militar

PM realiza mais uma Operação
Desarmamento em Raul Soares

Nesta manhã de sexta-feira, 22/06, dando continuidade ao combate a criminalidade, a Polícia Militar realizou mais uma Operação Desarmamento. De posse de três mandados de busca e apreensão, os alvos dessa vez foram os Córregos da Ferrugem e Sacramentinho, zona rural de Raul Soares, onde culminou na prisão de uma pessoa e a apreensão de quatro armas de fogo e munições.

A Operação surgiu em virtude de várias denuncias de que alguns moradores estariam exibindo arma de fogo em via pública, efetuando disparos, praticando ameaças, além da prática de furto de gado bovino.

Diante dos esforços que a Polícia Militar vem realizando espera-se que a comunidade possa se sentir mais segura. Contudo, o Tenente Flávio, Comandante da Polícia Militar de Raul Soares, adianta que trabalhos de caráter preventivo e repressivo serão desempenhados com o objetivo de promover a paz social.










20 junho 2012

Os quarenta anos do filme O Poderoso
Chefão - autor Mário Puzzo 
Bestseller internacional publicado em 1969, o livro narra a transição da máfia italiana que antes explorava jogos de azar, prostituição, segurança, controle de sindicatos e um cartel de distribuição de azeite, para a distribuição de drogas, um negócio que Dom Corleone “o Chefão” considerava perigoso e que levaria à perda do controle. A máfia tinha o apoio da polícia, da justiça e até da igreja católica, sustentado por um código de ética onde o poder era dividido entre cinco famílias descendentes de italianos.
     
O alto lucro com a distribuição de drogas levou as cinco famílias à uma guerra, e a morte de um major da polícia de New York abalaria a opinião pública e consequentemente o apoio das polícia e justiça.
     
O livro conta ainda a história de um cantor por nome de Johnny Fontaine que tinha um contrato com uma banda no início de carreira e explode nas paradas de sucesso. Johnny que para muitos na vida real seria Frank Sinatra rompe com a banda com apoio de seu padrinho Dom Corleone, uma relação considerada sagrada para a cultura siciliana.

O enredo do livro considerado um romance de ficção com muitos episódios considerados reais, tem início na Lei Seca dos EUA na década de 20 e termina com uma violenta  guerra entre as cinco famílias no final da década de 40 e início de 50, adaptado para o cinema em 1972 foi o campeão de bilheteria da década de 70.

"Privataria Tucana" - Autor Amauri Ribeiro Jr

Um livro de investigação sobre as privatizações ocorridas no governo Fernando Henrique Cardoso, na realidade uma forma indireta de atacar o ex-candidato à presidência da República José Serra.
O enredo do livro não mostra nada que a sociedade não tenha visto principalmente nas muitas CPI's mistas da câmara e senado, e não questiona as três etapas das privatizações:

1)- Governo Collor- O uso questionável de moedas podres, e isso após o governo sequestrar o dinheiro dos poupadores pequenos e pobres em detrimento dos ricos com o dedo apontando a direção dos beneficiados.

2)- Governo Fernando Henrique- As privatizações se tornaram um grande sucesso, porém, o governo montou um forte esquema de financiamentos públicos, direcionados aos grupos com cartas marcadas, contando com uma vergonhosa desvalorização cambial para facilitar o pagamento de grupos estrangeiros e de dinheiro de plantão em paraísos fiscais, motivo de CPI no congresso com direito a prisão em flagrante a ao vivo, fato não abordado pelo livro.
A intervenção nos Bancos Fonte Cidam e Marka deveria ser precedida por uma medida administrativa da Bolsa de Futuros de São Paulo executando as garantias e jamais motivos de intervenção do Banco Central com dinheiro público.

3)- Governo Lula- A aprovação das PPP's - Parcerias Públicas Privadas, uma medida que vai de encontro com a ideologia estatizante do PT, uma privatização camuflada sem falar dos altos investimentos do governo com dinheiro do BNDE's em empresas privadas e dos Bancos do Brasil e Caixa Federal em bancos falidos.

O livro não passa de um capítulo da disputa pela Prefeitura de São Paulo em outubro deste ano, provavelmente entre José Serra e Fernando Haddad, desde a construção de um estádio pelo Corinthians, time de maior torcida de São Paulo com direito a lançamento da pedra fundamental pelo ex-presidente Lula, manipulações de resultados para beneficiar e levar o clube a Campeão Brasileiro de 2011, e nomeação do presidente do Corinthians  para Diretor de Futebol da CBF, Andrés Sanches.

O estádio vai realizar o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 a ser realizada no Brasil, as obras de infraestrutura para Copa por sinal já é motivo de uma CPI Cachoeira/Construtora Delta em andamento.
     
Resumo: "Tudo como dantes no Quartel de Abrantes!".
(Geraldo Magalhães)
Força-Tarefa contra
Dengue em Urucânia
Foi realizada entre os dias 11/06 à 15/06 em Urucânia, a "Força-Tarefa" no combate a dengue com o apoio da SES-MG, SRS-PN, Prefeitura Municipal de Urucânia e Secretaria Municipal de Saúde de Urucânia.

O mutirão de combate a dengue mobilizou toda a cidade com a participação de 30 agentes de saúde vindos da SES-MG, do coordenador do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Urucânia e a supervisão da SRS-PN.
O trabalho foi realizado nos principais bairros da cidade e em casas e terrenos baldios para o controle de foco do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.

Foram realizadas reuniões envolvendo as secretarias municipais, entidades religiosas e voluntários para ajudar no recolhimento de lixos, entulhos e também na limpeza de terrenos.

Segundo a coordenadora de epidemiologia da SRS-PN, Mônica Maria de Sena Fernandes Cunha, as estatísticas mostram que 80% dos criadouros estão nas casas onde muitas vezes os agentes encontram resistência dos moradores para entrarem nas residências.
Se cada cidadão fizer sua parte, reservando 10 minutos por semana para vistoriarem seus imóveis e eliminarem recipientes que acumulam água, esse número pode reverter.

O “Dengue Móvel” esteve presente em Urucânia realizando palestras e trocando garrafas pets, pneus e garrafas de vidro por material didático.

Segundo avaliação do Secretário de Saúde de Urucânia, Acácio Júnior Ventura Januário, a "Força-Tarefa" realizada foi de grande benefício para a população urucaniense no sentido de conscientização da população. “Teremos que fazer a nossa parte para evitar situações como a dengue”, falou.
(Wesley Moreira/Assessoria de Comunicação/SRS-PN)

19 junho 2012

Definidos os pré-candidatos
a prefeito de Raul Soares

Leia aqui, do lado direito, "POLÍTICA"
Mulher traída será indenizada
pelo ex-marido e amante

Os dois réus devem pagar R$ 50 mil pelos danos morais e R$ 11.098 pelos danos materiais. A técnica em enfermagem alegou que sofreu constrangimento e humilhação por causa da traição

Uma técnica em enfermagem, de Galileia, cidade do Vale do Rio Doce, que foi traída, conseguiu na Justiça uma indenização do ex-marido e da amante. Os dois réus devem pagar R$ 50 mil pelos danos morais e R$ 11.098 pelos danos materiais, segundo a decisão do juiz Roberto Apolinário de Castro, da 2ª Vara Cível de Governador Valadares.

Segundo o processo, a técnica em enfermagem se casou no dia 19 de dezembro de 2009 e no mesmo dia descobriu que o marido tinha uma amante. A esposa se separou 10 dias depois da cerimônia por causa da traição. O marido então saiu de casa levando televisão, sofá, cama e rack.

A técnica em enfermagem ajuizou ação na Justiça alegando que a situação trouxe imenso constrangimento, transtorno, aborrecimento e humilhação. Como dano material, ela pediu o ressarcimento dos preparativos do casamento e da festa, além de solicitar pagamento por dano moral. 

O marido e amante se defenderam, ele dizendo que pagou as despesas do casamento e ela declarando que não poderia ser responsabilizada, pois não teve culpa no fim da relação. O juiz rejeitou a argumentação do casal, levando em conta que, tanto no dia da celebração religiosa como nos primeiros dias de matrimônio, a amante fez contato com a técnica em enfermagem contando sobre a traição do marido. Para o magistrado, o vínculo entre os dois réus, ficou evidente e eles passaram a viver juntos antes mesmo do divórcio.

O juiz considerou que, em se tratando de uma cidade pequena e de uma pessoa conhecida por ser servidora da área de saúde, são evidentes a humilhação e o abalo com a descoberta de uma traição no mesmo dia do casamento. Assim, fixou a indenização. A decisão, por ser de primeira instância, é passível de recurso.

(Estaminas)
Parto em casa: mãe deve ir ao
cartório para emitir declaração

Renata e Luísa: cumplicidade começou durante
 o parto, no ambiente e ao som que a mãe escolheu
Mulheres que fizerem parto sem a assistência de profissionais de saúde ou com parteiras devem procurar o cartório mais próximo para conseguir a Declaração de Nascido Vivo, documento que, a partir de agora, passa a valer como identidade provisória da criança. As informações são da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg).

A lei que valida a declaração como documento oficial foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União há uma semana. O Ministério da Saúde alertou que a declaração, entregue pelo hospital aos pais ou responsáveis após o nascimento do bebê, não substitui o registro civil de nascimento.

Maria Fernanda da Silva, de 39 anos, é parteira desde os 16 e aprendeu mais sobre a profissão com a mãe, que também era parteira. Graduada em enfermagem, já realizou mais de 300 partos. Segundo Maria Fernanda, a orientação dada pelas secretarias de Saúde é que as parteiras encaminhem a criança e a mãe ao hospital assim que o bebê nasce.

“Entretanto, o registro sai como se aquela criança tivesse nascido no hospital, e não em casa. Se a criança nascer em casa, ela não recebe a Declaração do Nascido Vivo –  é um documento exclusivo de quem nasce no hospital”, disse.

Depois de auxiliar no parto em casa, ela orienta as mães para que levem o bebê à maternidade ainda na primeira semana para receber as vacinas e para fazer o teste do pezinho. “E eu sempre aconselho que a pessoa que levar a criança para fazer esses procedimentos tenha em mão a certidão de nascimento.”

Maria dos Prazeres de Souza, de 74 anos, é enfermeira-obstetra aposentada e trabalha como parteira há mais de 50 anos. Ela calcula que já ajudou a trazer ao mundo cerca de 5.600 crianças – a primeira quando tinha apenas 17 anos.

“Há um departamento da Secretaria de Saúde que sempre promove palestras e treinamentos para as parteiras e as atualiza em relação aos procedimentos. Pela minha experiência, tenho percebido que mais mulheres têm nos procurado”, disse. “O parto realizado em casa é opção exclusiva das mães. Já atendi partos de todos os tipos e em vários locais do país”, completou.
(Agência Brasil)
Concurso para criação de hino oficial
de Raul Soares promovido pela Câmara

A Câmara Municipal de Raul Soares elaborou projeto para criação de hino oficial do município, através de concurso que propiciou participação de interessados entre músicos, poetas e compositores, entre outros.

No último dia 13 de junho, a comissão julgadora encarregada da apuração e escolha da composição ganhadora do certame, reuniu-se para avaliar as composições concorrentes.

Após verificação e estudo os membros da comissão apresentaram à direção do legislativo raul-soarense o resultado.

Entendeu a comissão julgadora que nenhum trabalho apresentado atendeu aos requisitos exigidos pelo projeto elaborado pela Câmara de Vereadores, não existindo entre as obras analisadas uma composição que possa oficializar-se em hino do município de Raul Soares.  
A comissão julgadora foi formada pelos policiais militares Ruiter Alves do Santos e André Luis Ferreira, respectivamente regente e arranjador da Banda de Músicas da Polícia Militar de Manhuaçu; Ângela Cristina Andrade Chaves, professora de português e francês e musicista; Neudimar Moreira de Miranda, professor de português e inglês e Maria Aparecida da Silveira Condé, professora de português.
(Com informações do blog Portal Raul Soares)

18 junho 2012

Queijo mineiro de 1.400 quilos
busca recorde brasileiro

RankBrasil vai a Ipanema, Vale do Aço, nos dias 22 e 23, auditar o produto, que será dividido entre os habitantes

Ipanema, no Vale do Rio Doce, com seus 18,1 mil habitantes, se prepara para entrar no livro dos recordes brasileiro, o RankBrasil, pelo segundo ano consecutivo, com um queijo de 1.400 quilos. A intenção é superar o recorde registrado no ano passado, quando o município fabricou um produto com 1.305 quilos.

A produção, que busca premiação neste ano, deverá consumir cerca de 13 mil litros de leite e é feita por técnicos da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil). O queijo permanecerá numa câmera de resfriamento para maturação até o dia 23, quando será apresentado à população em desfile em carro aberto pelas ruas da cidade.

O queijo é a principal atração da 3ª festa do queijo, o Encontro Regional do Programa Minas Leite e Pró-Genética, dias 22 e 23, no Parque de Exposição, quando serão discutidos assuntos relacionados à melhoria da qualidade de produção leiteira e do gado na região. Técnicos do RankBrasil vão auditar o queijo gigante, que será repartido entre os moradores, na praça Coronel Calhau.

Segundo o tecnólogo em laticínios da cooperativa responsável pela fabricação do queijo, Ricardo Santana Paes, a fabricação passará por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados. “A produção será em uma moderna queijo mate automatizada, de onde seguirá para enformagem e à câmara fria, onde ficará até o dia do desfile”, explica.

No ano passado, o queijo, de 1,305 mil quilos, 59 centímetros de altura e 175 de diâmetro, consumiu 12,5 mil litros de leite e exigiu o empenho de dez profissionais e 11 dias de maturação. Além do leite, são usados cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.
(Hoje em Dia)
Homem atravessa as Cataratas
do Niágara na corda bamba
O equilibrista americano Nik Wallenda finalizou com sucesso na noite desta sexta-feira à noite sua histórica travessia das Cataratas do Niágara caminhando sobre um cabo de aço, entrando para a História, constatou um jornalista da AFP.

Dezenas de milhares de espectadores o aclamaram em sua chegada do lado canadense, depois de ter atravessado 550 metros em cerca de 30 minutos, a uma altura de 60 metros sobre o precipício das cascatas com a torrente mais poderosa da América do Norte, com 2.800 m3 de vazão de água por segundo.

Após uma breve oração, ajudado por uma gangorra e usando um arnês de segurança, Wallenda iniciou sua travessia do lado americano. Nunca alguém havia tentado tal façanha, mas Wallenda, de 33 anos, sonhava em fazê-la desde os 6 anos.

Milhares de pessoas reuniram-se do lado americano das cataratas, de onde partiu o equilibrista, que cumprimentou a multidão, que o aclamava. Outras dezenas de milhares o esperavam do lado canadense.

"Esta será a noite mais excitante e perigosa da minha vida", escreveu Wallenda esta manhã em sua conta no Twitter. O cabo de aço se perde em uma espessa névoa que envolve as cataratas, iluminada por enormes refletores. No século XIX, 14 acrobatas tentaram e alguns conseguiram atravessar o Rio Niágara, até que essa atividade foi proibida.
 
(AFP - Agence France-Presse)

16 junho 2012

Bom Jesus do Galho

Revés do Belém recebe
benefícios como nunca...
  
Início das obras de calçamento
Um sonho com final feliz!

Começou oficialmente nesta semana o tão sonhado calçamento das principais ruas do distrito de Revés do Belém em Bom Jesus do Galho. A população local vibra com a chegada da maior e melhor obra de todos os tempos naquela localidade.

“O que era um sonho vejo hoje se transformar em realidade. Os imóveis serão valorizados, as pessoas ficarão mais alegres e o distrito ganhará notoriedade”, palavras de Vander Cesar Lopes de Matos, professor e morador da localidade, que jamais deixou de acreditar no compromisso assumido pelo prefeito Jadir e pelo vice-prefeito Dr.Darci.

A atual administração municipal com mais essa obra no distrito chega aos três milhões de investimentos em Revés do Belém em pouco mais de três anos de governo. Altos investimentos para transformar uma região dotada de extrema potencialidade natural e que, infelizmente, ao longo dos anos, foi sim, preterida e deixada de lado ou esquecida.

Crescendo e evoluindo
A iluminação do Bairro Novo Horizonte, a energia trifásica, o calçamento, os investimentos em saúde, os projetos já aprovados das casas populares, da creche, da nova praça e do projeto sócio-esportivo são exemplos de respeito para com os moradores locais. Sem falar do apoio incondicional a todas as festas do distrito e do próprio asfalto que teve participação decisiva do aliado do prefeito Jadir, deputado Alexandre Silveira.
A partir destes investimentos o distrito de Revés do Belém está apto e estruturado para o iminente crescimento ou desenvolvimento, com reflexos no aumento da autoestima do morador local. É preciso crescer e evoluir para realmente melhorar a condição de vida das famílias de toda a região. É preciso acreditar nas pessoas sérias dotadas de paz e amor em seus corações. É fundamental para o bem-estar de um povo ordeiro e trabalhador a manutenção plena da democracia.



Energia elétrica trifásica

Graças ao empenho da atual administração municipal e dos deputados Alexandre Silveira e Gustavo Valadares e de uma parceria com as Centrais Elétricas de Minas Gerais/Cemig, moradores de Revés do Belém comemoram a instalação do sistema trifásico de energia no distrito.

“Trata-se de um sonho agora realizado. O distrito a partir de hoje poderá se desenvolver de verdade. Máquinas e equipamentos poderão ser instalados nos comércios e até nas indústrias que poderão ser instaladas aqui”, propagaram com entusiasmo vários moradores que acompanhavam a realização dos trabalhos.

São investimentos dessa natureza e magnitude que mudam verdadeiramente a história de um lugar, para melhor. Isso sim é investir no futuro dessa região tão promissora do município.

A administração municipal desde que assumiu o governo em janeiro de 2009 buscou incessantemente todo tipo de recursos junto aos governos estadual e federal para melhorar a condição de vida e dar mais perspectivas às populações da zona rural do município. Às vezes não acontecem tão rapidamente como todos gostariam ou merecem. Porém, a maioria dos compromissos assumidos vão sendo cumpridos dentro das metas e dos planejamentos pré-agendados.

O prefeito Jadir José da Silva comentou sobre a captação de recursos e os trâmites legais até a realização das obras. “O importante é não perder o foco das metas e objetivos traçados. Temos vários projetos, alguns em fase de licitação para mudar o perfil deste distrito e de outras localidades. A energia trifásica, o calçamento, a creche, a praça, as casas populares, além do projeto sócio-esportivo são alguns projetos em andamento e outros já em fase de licitação”, anunciou.

Ele ainda comentou sobre os investimentos no setor de saúde. “Antes havia um carro velho para o atendimento, todos se lembram. Hoje são dois veículos novos e uma ambulância zero km para o pleno atendimento da região”.

São quase três milhões de reais em investimentos no distrito; um recorde. O calçamento já chegou. Dentro de alguns dias as ruas principais de Revés do Belém estarão calçadas com bloquetes produzidos na própria comunidade. Em seguida serão contempladas com calçamento de bloquetes as comunidades de Passa Dez e de São José do Porto. 

Energia Trifásica: Galeria de Fotos


Ambulância zero km

A administração municipal de Bom Jesus do Galho entregou esta semana mais uma ambulância para o pleno atendimento em saúde no município. O distrito de Revés do Belém foi o grande contemplado da vez. O distrito recebeu uma ambulância Fiat Doblô zero km para se juntar aos dois Fiat Uno novos que atendem a população local e da região.

Segundo João Correa de Faria, diretor municipal de Saúde este é o décimo quinto veículo zero km adquirido pelo atual governo municipal para o pleno atendimento de saúde à população bom-jesuense.

Ele ainda informou que quando assumiu o departamento em 2009 recebeu dois veículos novos, duas ambulâncias velhas e mais três veículos sucateados.

Hoje, a frota de veículos da saúde em Bom Jesus do Galho é a maior e a mais conservada da história administrativa do município. Isso tudo graças ao empenho e comprometimento do próprio prefeito do vice-prefeito e dos deputados aliados do atual governo municipal.

“O nosso compromisso desde o início foi de atender bem, com respeito e com carinho o nosso povo. Quem nos procura sabe valorizar os serviços de toda nossa equipe em todos os Postos, PSF e Unidades de Saúde, além da própria secretaria. E vamos trabalhar para atender ainda melhor”, garantiu João Correa.
(Harlem Tristão/Assessoria de Comunicação Social/Prefeitura de Bom Jesus do Galho)
Famílias procuram vagas gratuitas para
tratar os filhos viciados em drogas

Existem 350 leitos em 12 entidades para atender os 50 municípios da região
"Ele rouba as pessoas na rua, rouba dentro de casa, tudo
 para comprar essas pedras. Para manter o pouco que temos,
 tive que guardar as coisas de mais valor no meu quarto
 e trancar a porta. Precisamos esconder até o botijão
 de gás" - Joana Darc Cruz Oliveira, de 34 anos,
 mostrando as fichas criminais do filho de 17 anos,
 que já foi apreendido por uso de drogas e roubos

O filho da dona de casa Joana Darc Cruz Oliveira, de 34 anos, da cidade de Perdigão, no Centro-Oeste mineiro, conheceu o crack quanto tinha apenas 12 anos. Aos 17, ele apresenta uma extensa ficha criminal: são 40 passagens pela polícia, todas relacionadas a furtos, roubos e uso de drogas. Agora, ela tenta uma vaga de internação para que ele seja tratado, mas não consegue. A história dela é similar a várias outras da região. Mães e pais procuram, mas não encontram leitos para que os filhos sejam ajudados a sair do vício.

Em todo o Centro-Oeste, são 12 instituições voltadas para a recuperação de dependentes químicos que juntas oferecem cerca de 350 vagas para a população carente. Esse é o número de leitos para atender as 50 cidades da região. Para Joana Darc, só é possível encaminhar o filho para um tratamento gratuito. Em alguns centros terapêuticos particulares, o valor é de um salário mínimo mensal, podendo ultrapassar R$ 2 mil por mês. No estado, de acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social, existem hoje 30 entidades terapêuticas conveniadas que oferecem 4 mil vagas sociais.

Na cidade de Joana, com cerca de 8 mil habitantes, o Conselho Tutelar atende hoje quase 600 adolescentes, a maioria viciada em crack. “Aqui em Perdigão está um absurdo, principalmente entre os mais jovens. Não achamos vagas em nenhum lugar para internar meu filho. Ele rouba as pessoas na rua, rouba dentro de casa, tudo para comprar essas pedras. Para manter o pouco que temos, tive que guardar as coisas de mais valor no meu quarto e trancar a porta. Precisamos esconder até o botijão de gás”, contou a mãe. Ela diz ainda que o filho abandonou a escola e já ficou quatro dias desaparecido. “Não é um menino agressivo, mas quando começa a sentir falta de droga ele começa a ficar nervoso. Não sei como ajudar. Precisamos colocá-lo numa clínica, é a única solução que vejo e ele concorda com isso. Mas não achamos vaga e eu não posso pagar pelo tratamento”, apela.

A conselheira tutelar Edna Aparecida Jesuína Simões informou que quase todos os adolescentes atendidos pelo órgão têm envolvimento com as drogas. Ela acredita que falta apoio do Estado no combate ao uso de entorpecentes. “Não temos facilidade em conseguir vagas sociais para dependentes químicos, quando conseguimos uma, ela pode demorar mais de um mês para ser liberada”, afirmou. O órgão faz entre 90 e 120 atendimentos por mês e a maioria por causa de drogas.

Vagas sociais
Um dos centros terapêuticos que atende a região é a Casa Dia, que há mais de 11 anos oferece tratamento aos usuários de drogas de Perdigão. Das 35 vagas disponíveis na instituição, oito são sociais. O coordenador Rui Faria Campos disse que o número de vagas que cada entidade oferece à população carente depende das doações e das mensalidades pagas pelos demais internos. “Fazemos hoje o trabalho que deveria ser feito pelo governo e não recebemos nenhum incentivo para isso. Cada interno custa para a instituição cerca de um salário mínimo por mês”, afirmou.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde informou que na rede de hospitais especializados psiquiátricos existem cerca de 1.350 leitos de tratamento agudo, e mais 1 mil leitos de tratamento crônico que podem ser destinados a dependentes químicos. O subsecretário estadual de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, informou que está sendo feito um censo para saber qual a demanda exata no estado para as vagas oferecidas. Ele concorda que o número é pequeno se comparado à demanda, mas “é preciso conhecer com mais clareza a dimensão da rede existente hoje”. “Estamos trabalhando nesse mapeamento”, disse, na expectativa que o trabalho fique pronto em julho.
(Estaminas)

15 junho 2012

Ossada encontrada na Bulgária
pode ser de São João Batista

A caixa com os ossos que podem ser de João
 Batista foi encontrada em 2010 durante escavações na Bulgária
Uma ossada encontrada em uma igreja búlgara em 2010 pode, efetivamente, ser de São João Batista, segundo pesquisadores da Universidade de Oxford, Grã-Bretanha, que submeteram os ossos a uma nova datação de carbono 14.

A falange analisada em Oxford é, de fato, datada do século I, correspondente à época em que o pregador, parente de Jesus, teria vivido, segundo diferentes textos religiosos, indicou a universidade em um comunicado.

Reconhecendo a surpresa ao constatar a idade avançada da ossada, os cientistas destacaram, contudo, que esta datação não basta para autentificar a relíquia.

A descoberta ocorreu em 2010 por arqueólogos que faziam escavações em uma antiga igreja situada em uma ilha búlgara denominada Sveti Ivan, que significa, literalmente, "São João".

Restos da igreja onde a caixa foi encontra na ilha de Sveti Ivan
Do chão localizado perto do altar, eles extraíram um pequeno sarcófago de mármore contendo restos humanos - entre os quais uma falange, um dente e a face de um crânio -, bem como três ossos de animais.

Thomas Higham e Christopher Ramsey tentaram datar os ossos humanos, mas apenas um deles, a falange, ainda continha suficiente colágeno (uma proteína fibrosa) para permitir uma boa datação por carbono 14, forma de carbono radioativo, portanto instável.

"Nós ficamos surpresos que a datação tivesse revelado uma idade tão avançada. Nós pensamos que os ossos fossem mais recentes, talvez dos séculos III ou IV. Contudo, os resultados são realmente coerentes com qualquer um que tenha vivido no século I", declarou o professor Higham em um comunicado.

"Se se trata de São João Batista ou não é uma pergunta que nós não podemos e provavelmente nunca poderemos responder", assegurou.

Outros cientistas, da Universidade de Copenhague, reconstituíram uma parte do genoma de três ossos. As sequências de DNA obtidas mostram que pertenceram a um único indivíduo, provavelmente do sexo masculino, portador de genes característicos do Oriente Médio, de onde São João Batista era originário. 

Foto mostra os arqueólogos apresentando a descoberta em 2010
Ao lado do sarcófago, os arqueólogos búlgaros também encontraram uma pequena caixa de tufo, uma rocha vulcânica, com inscrições em grego antigo mencionando explicitamente São João Batista.

O texto em questão pede a ajuda de Deus para "nosso servo Thomas", que segundo certas teorias teria ficado encarregado de levar estas relíquias para a ilha búlgara.

A análise desta caixa revelou que ela seria, possivelmente, originária da Capadócia, uma região da Turquia.

Para os cientistas búlgaros, as ossadas provavelmente chegaram à ilha procedentes da Antióquia, cidade turca onde a mão direita de São João foi conservada até o século X.
(AFP - Agence France-Presse)