15 fevereiro 2012

Fazenda centenária é destruída por
incêndio em zona rural de Raul Soares

Apenas cinzas foi o que restou de uma fazenda centenária na comunidade de São Lourenço, zona rural de Raul Soares, após ela pegar fogo. Segundo os moradores da localidade, o incêndio teria começado por volta das 22h na noite da última quinta-feira (9), horário em que eles ouviram barulho e ao verificar visualizaram a fazenda já tomada pelas chamas.

A casa estava sem morador e o seu dono mora na cidade de Ipatinga. O senhor Otavio de Almeida, 58 anos, é o zelador no imóvel, lavrador e mora a cerca de 3 quilômetros da fazenda.
Ele estava na sua casa quando foi avisado por moradores. "Eu estava em casa na noite de quinta-feira quando um senhor, vizinho da fazenda, me avisou que havia um grande incêndio lá na casa", contou Otávio, reiterando ainda que se dirigiu imediatamente para o local e pediu ajuda aos vizinhos para conter o fogo. "Pedi ajuda aos vizinhos para apagar o fogo, porém nada mais podia ser feito, no momento em que cheguei o telhado já havia desabado e a casa estava toda tomada pelas chamas".
    
Com cerca de 150 anos, a fazenda fazia parte da história da localidade, tinha dois andares e várias janelas; a construção era em sua maioria composta por madeira, fator que contribuiu para a propagação do incêndio. A filha de seu Otávio ficou muito assustada com o ocorrido. "É uma coisa muito triste! Fiquei muito assustada e nem consegui dormir direito na noite em que ocorreu o fato", disse a jovem Josinéia Almeida, 18.

O Cenário
Quando a reportagem do jornal União dos Vales chegou ao local ainda havia fumaça em algumas madeiras. O cenário era de total destruição, tudo veio abaixo e o que restou foi um amontoado de tijolos, restos de madeiras e uma parte da cozinha que não era de assoalho, restando apenas o fogão à lenha, a geladeira ficou queimada e a mesa foi atingida por entulho.
Porém esta parte está com a estrutura comprometida, a sustentação que era de madeira virou cinzas.   
      
A primeira preocupação dos moradores foi evitar que o fogo se alastrasse para uma tulha localizada próxima a fazenda, por sorte ela não foi atingida.

A polícia foi acionada e compareceu ao local para registrar a ocorrência, segundo informações coletadas, duas portas de um cômodo que não chegou a ser totalmente destruída estavam arrombadas, o que indica que o incêndio pode ter sido criminoso.
Por outro lado o incêndio pode ter iniciado, acidentalmente, através da instalação elétrica. A polícia apura o caso.
  
Segundo informações o proprietário virá do Vale do Aço mineiro ainda no sábado, para visitar a fazenda destruída.
(Reportagem de Francisco Pinto)

Um comentário:

Carlos disse...

Eu fiquei muitíssimo triste em ver que um lugar onde passei parte da minha infância todo destruido. Gostaria de ver mais imagens e relatos do acontecido, meu nome é Carlos Rodrigues Pinto filho de Waldivino Pinto de Mello. Meu e-mail para contato é carlosmiguelgreen@hotmail.com. Fico grato pela atenção.